A importância do treino de tiro na corrida de rua

A importância do treino de tiro na corrida de rua

Todo mundo já ouviu alguém dizer que vai fazer um “treino de tiro”, mas muita gente tem dúvida sobre o que é esse treino e para que ele serve. No post de hoje, nosso colunista e educador físico Marlon Costa explica um pouco mais sobre a importância do treino de tiro para a corrida de rua.

Treino de tiro ou intervalado como alguns utilizam também, nada mais é que um treino de variação de estímulos de alta velocidade com baixa duração, e com alguns intervalos de trote, caminhada ou até mesmo parado.

É uma combinação de tiros de distâncias curtas na maior velocidade possível, com várias repetições e descanso de intervalos a cada uma delas. Por exemplo, se o treino da sua planilha pedir 5 x 600 metros, significa que você terá que fazer 5 “tiros” de 600 metros na maior velocidade que conseguir próximo da fadiga muscular ou exaustão, com um intervalo de descanso entre eles, que é definido pelo seu treinador. A velocidade que você fará esses tiros também é orientada por ele.

Podemos dizer que este tipo de treino é o grande fantasma da planilha de corrida para os atletas, pois quando o aluno quando vê a velocidade que terá que correr, geralmente se assusta ou até mesmo acha o treinador “meio louco”, mas quando se coloca a planilha na prática, fica mais fácil e é possível ver os resultados e o treino acontecer.

Os benefícios do treino de tiros

Os benefícios de um treino de tiro são claros. A intensidade de um treino de tiro força um consumo maior de oxigênio do que a sua capacidade de captação, sendo assim ajuda o atleta a ter um melhor desempenho em provas mais longas e também reduzindo a sua velocidade. Consequentemente, você chega no final de uma prova menos cansado e sem fadiga muscular, pois está mais preparado para enfrentar aquela distância.

O ideal para os treinos é que os tiros sejam na mesma velocidade, para que o atleta consiga chegar ao final do treino sem “quebrar” ou até mesmo correr o risco de ir rápido demais nos primeiros tiros e no final não conseguir completar a distância. Seguindo a planilha e a proposta do seu treinador de forma correta, os resultados são certos.

Para finalizar, é bom ressaltar sempre que para mudança de treino ou até mesmo acrescentar treinos de tiros ou intervalados em sua planilha, procure um treinador ou um profissional de  educação física que trabalhe com a corrida de rua para prescrever o treino ideal para seu objetivo e voltado para seu condicionamento físico atual. A planilha do amigo nunca deve ser usada por você, esse tipo de treino deve ser individualizado.

Agora conta pra gente, você sabia da importância do treino de tiro? Você tem sempre esse tipo de treino em sua planilha? Considera ele o mais difícil ou tira de letra?

Continuem firmes nos treinos e não esqueçam de nos seguir no Instagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das corridas, além de ficar por dentro do nosso calendário de provas presenciais e virtuais que está cheio de novos desafios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?