Kipchoge bate recorde com pace de 2m53/km na maratona de Berlim

Kipchoge bate recorde com pace de 2m53/km na maratona de Berlim

Bicampeão olímpico e um dos maiores nomes da história do atletismo, Eliud Kipchoge fez história mais uma vez ao estabelecer novo recorde mundial na maratona. O queniano percorreu os 42,195km da Maratona de Berlim em 2h1m09, 30 segundos abaixo da própria marca anterior, também registrada em Berlim (2018).

Não, você não leu errado. Foram mais de 42km percorridos em pouco mais de 2h, com um pace (velocidade média) de 2m53/km. Chame de memorável, incomparável ou do adjetivo que quiser: a marca é para poucos. Quem mais se aproximou dos tempos de Kipchoge foi o rival e amigo Kenenisa Bekele (ETI), que correu a maratona de Berlim em 2h01m41 em 2019.

Em 2022, Kipchoge chamou a atenção pelo ritmo forte já nos primeiros 21km. O fundista queniano optou por diminuir a velocidade a partir do km 25, retomando o equilíbrio homeostático para poder administrar o tempo.

Kipchoge pensava em fazer a prova num ritmo um pouco mais linear, mas acabou fazendo os 20km de forma alucinante, para média de 2m50/km. Kipchoge soube, a partir do km 25, dar uma acalmada para poder administrar o tempo e partir para uma chegada antológica. Até os 25km, ele estava correndo a prova para ritmo de 1h59s30.

Pensar em tempos abaixo dos 2h em uma maratona não é nada absurdo para o cenário atual, como o próprio Kipchoge já mostrou em evento de um patrocinador.

Ao longo dos últimos 40 ou 50 anos, os cientistas e especialistas em treinamento desportivo e fisiologia vêm se perguntando sobre os limites da raça humana. A pergunta de maior longevidade é justamente essa: será que alguém, e em que década ou século, conseguirá correr uma maratona em menos de 2 horas?

Em 2019, em Viena (Áustria), Kipchoge correu os 42km em 1h59m40, mas o tempo não foi homologado por não se tratar de uma prova oficial. As condições da disputa feriam a possibilidade de o recorde ser referendado – o que não diminui em nada o feito esportivo histórico de Eliud.

Por ser um evento meramente promocional, foi criado um ambiente ideal, com uma coelhada (atletas contratados para correrem à frente e ao lado de Kipchoge, puxando o ritmo estipulado), hidratação e alimentação cientificamente ofertada. Além da escolha de local e hora perfeitos, altimetria zero etc. Naquele dia, Kipchoge se tornou um semideus.

Kipchoge reina no cenário atual da maratona, mas a expectativa de Lauter é que novos nomes assumam o protagonismo no futuro. O ponto de atenção não deve ser apenas a marca de 42km – antes, é preciso pensar na distância de 5km.

Hoje existem Kipchoge, Bekele, (Birhanu) Legese e (Mosinet) Geremew. A conta cabalista para a maratona perfeita (sub 2 horas) é: grupos de jovens entre 19 e 24 anos, que corram os 5 mil metros entre 12m35 e 12m45. Testados seus limiares, estes se mostrarão aptos por, além de terem seus limiares orgânicos altíssimos, ainda mostrarem eficiência e economia na corrida.

A FF Sports selecionou quatro atletas, que ainda não subiram para a distância de maratona, para ficar de olho nos próximos anos. São eles:

– Jakob Ingebrigtsen (NOR), 22 anos, campeão olímpico em Tóquio 2020 nos 1500m;
– Joshua Cheptegei (UGA), 26 anos, campeão olímpico nos 5km e prata nos 10km;
– Selemon Barega (ETI), 22 anos, campeão olímpico nos 10km;
– Jacob Krop (QUE), 21 anos, vice-campeão mundial nos 5km em 2022.

É possível correr como Kipchoge?

Nas redes sociais, internautas tentaram se aproximar do antigo pace de Kipchoge na hashtag #kipchogechallenge. O resultado, é claro, foram fotos e mais fotos de corredores exaustos. Mas para correr como Kipchoge – ou ao menos tentar -, o importante não é só a velocidade média (pace). O ideal é se guiar pela velocidade instantânea, que permite ao corredor controlar o próprio tempo.

Desta forma, você pode, como Kipchoge, domar o tempo. Se estiver mais lento ou rápido demais em uma parte do percurso, basta ajustar seu ritmo e fazer uma correção, compatível com seu grau de treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?